
P2HD - Utilizado pela Transmissão dos JogosFormato Full-HD sem uso de fitas em todas as Imagens Oficiais Mais de 10.000 atletas de 204 países das mais diversas regiões do mundo fizeram parte dos Jogos Olímpicos de Pequim. A partir do dia 8 de Agosto (2008) as atividades esportivas realizadas nas 37 sedes foram televisionadas para 4.7 bilhões de pessoas em todo o mundo durante 17 dias. Estimativas apontam que 1/3 da população mundial, ou aproximadamente 2 bilhões de pessoas, assistiram a Cerimônia de Abertura. As Olimpíadas de Pequim foram inesquecíveis também pela tecnologia de transmissão.
Pela primeira vez na história todas as filmagens oficiais foram produzidas e distribuídas em formato de Alta Definição (HD). Tudo com o apoio da Panasonic e P2HD.
 As filmagens oficiais da competição foram gravadas por aproximadamente 4.000 membros da Beijing Olympic Broadcasting Co. Ltd. (BOB), que atuou como Host Broadcaster. Os primeiros jogos olímpicos em Full-HD da história combinou vídeo de 1080/50i com canais de áudio 5.1. O formato de gravação oficial foi DVCPRO HD com a câmera AJ-HPX3000 P2HD. O BOB fez uso de 20 AJ-HPX3000 e 130 cartões P2. A imagem de todos os eventos foram encaminhadas ao International Broadcasting Center (IBC), construído na vila Olímpica. O IBC foi uma instalação gigantesca com 55.000 metros quadrados, 85 estúdios e mais de 12.000 pessoas trabalhando pelo BOB e mais 140 emissoras de todo o mundo. O sinal ao vivo recebido ali era distribuído a cada país com direito de transmissão e também transferidos dos cartões P2 a um servidor de mídia. O AJ-HPM110 P2 mobile foi usado para esta transferência. A filmagem era passada para um sistema de edição não-linear (Apple FCP ou EVS Clean Edit) através de drives P2 e transferidos para o servidor após editados. A partir daí era distribuída para as emissoras de cada país duas vezes ao dia como melhores momentos. Esta operação totalmente sem uso de fitas, baseado em arquivos MXF foi o maior recurso desta Olimpíada.
Da Entrega do Equipamento ao Suporte Ténico. A Panasonic Ofereceu Suporte em Cada Passo da Transmissão dos Jogos A Panasonic equipou não somente a BOB, mas também outras emissoras de TV como a BBC do Reino Unido. O resultado foi um total de 250 gravadores P2HD/DVCPRO HD, 100 filmadoras P2HD, 1.500 monitores LCD/plasma, 38 box cameras e 11 câmeras de estúdio. Mais de 200 dispositivos P2HD foram utilizados independentemente trazidos por outras emissoras de TV. A Panasonic manteve mais de 50 técnicos na sala de apoio ao IBC para inspeção e manutenção dos equipamentos assegurando uma rápida solução em caso de mau funcionamento ou outros problemas.
Emissoras de todo o Mundo aprovam o P2HD Ao fim dos jogos, quase nenhum equipamento P2HD teve problemas para o uso nas Olimpíadas. Até mesmo nas prova de Remo, ambiente mais desafiador para o equipamento, um broadcaster mostrou-se surpreso: “Tínhamos seis equipes usando-as todos os dias e não tivemos nenhum problema de mau funcionamento.” Isto amplia o nível de confiabilidade que só é possível com gravação em memory-card sem mecanismos. As funções avançadas das câmeras P2HD também receberam elogios: “Eu não perdi nenhuma cena de Gol nos jogos de futebol graças à função Pre-Rec e o Dynamic Range Strecher (DRS) que ajudou muito nos estádios abertos com mistura entre sombra e luz.” O P2HD mantém alto nível de confiabilidade e desempenho nos jogos Olímpicos de Pequim. Um dos broadcasters (TV Azteca) resumiu exclamando: “Sem mais fitas!” Este novo workflow obviamente deixou uma boa impressão na indústria mundial de Broadcast.  O Dynamic Rang Strecher (DRS) é um bom exemplo da efetividade das câmeras P2. A imagem da esquerda mostra o DRS desligado, e à direita o mostra ligado. Mesmo neste tipo de ambiente com misturas de luminosidade, muito comum em estádios, a câmera P2 não estoura as luzes fortes e não esconde a parte sombreada.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário