quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

A DVPRO te Ajuda a Montar uma Máquina para o DaVinci Resolve!


Com a nova interface Thunderbolt chegando com muita força no mercado pretendendo substituir as atuais portas USB, Fireware 800 e eSata, os usuários de computadores mais potentes estão aguardando o lançamento de um novo MacPro que possua essa nova forma de conexão.

A tecnologia Thunderbolt oferece dois canais no mesmo conector com 10 Gbps de taxa de transferência em ambas as direções. Ou seja, maior rapidez e flexibilidade. Essa tecnologia permite a troca de dados com velocidade até 20 vezes maior do que com uma porta USB
2.0 e 12 vezes mais rápida que FireWire 800. E você ainda tem largura de banda mais do que suficiente para encadear vários dispositivos de alta velocidade usando um hub ou switch. Por exemplo, é possível conectar vários discos externos de alto desempenho, um dispositivo de captura de vídeo e até mesmo um monitor a uma cadeia Thunderbolt, sem interferir na taxa de transferência.

O grande problema no momento é que essa tecnologia ainda está presa às máquinas menos potentes, estando disponível apenas no MacBook Pro, iMac e MiniMac, o que tem gerado enorme expectativa quanto ao lançamento de um novo MacPro que venha com Thunderbolt e
acelere - e muito! - trabalhos difíceis e demorados - como o dos coloristas.



O DaVinci Resolve sempre foi considerado referência em correção de cor e color grading pelos melhores coloristas. Agora, com a Apple abandonando o também excelente Color, o DaVinci está se tornando o novo padrão no Mac. Ele chega à sua versão 9.0. com interface totalmente redesenhada, pretendendo agilizar o trabalho do colorista, adequando ao fluxo de trabalho moderno a fantástica tecnologia que é líder do mercado desde 1984. Este incrível software, que inicialmente chegava a custar algumas centenas de milhares de dólares, passou a ser extremamente acessível após ter sido comprado pela BlackMagic Design, e tem seu preço no Brasil de apenas R$2.890,00.

Apesar de fantástico, o programa exige uma máquina extremamente rápida e eficiente para rodar de forma plena. Pela falta de opção no momento, alguns coloristas e produtoras têm optado pela compra de iMacs "musculosos" que conseguem - pelo menos por enquanto -
atender a demanda de seus programas. Uma configuração que vem tendo bons resultados é a seguinte: processador Intel i7, 32GB de RAM , a melhor placa de vídeo disponível para o tipo de computador, conectado a um Storage Thunderbolt e a uma interface de vídeo da Blackmagic Design (UltraStudio 3D ou UltraStudio 4K).

A DVPRO também está procurando soluções para esse contratempo momentâneo e gostaria de dividir com nossos clientes uma experiência positiva que um de nossos clientes teve ao comprar, instalar e utilizar no novo DaVinci em sua máquina. Peter Chamberlain reporta que os testes que fez no final de 2012 em iMacs de 21" e 27" com sistema 13,2 obtiveram sucesso ao rodar a versão 9.0.4 do DaVinci Resolve. Para ajudar novos usuários, ele fez uma lista com as configurações utilizadas:

iMac de 21.3" com sistema 13.2, 3.1 GHz, Intel Core i7, com 16GB de RAM, Placa de Vídeo NVIDIA GeForce GT650M e sistema operacional Mountain Lion 10.8.2;

iMac de 27" com sistema 13.2, 3.4 GHz, Intel Core i7, com 16GB de RAM, Placa de Vídeo NVIDIA GeForce GT680MX e sistema opecacional Mountain Lion 10.8.2;

Os sistemas testados também utilizaram o novo Fusion drive, que oferece menor tempo de inicialização, além de um drive Thunderbolt para storage e playback. Peter ainda ressalta que a placa NVIDIA GeForce GT650M conseguia reproduzir 3 nodes com correção de cor com blur em 24fps enquanto decodificava HD DNxHD. Já a NVIDIA GeForce GT680MX tinha capacidade de reproduzir 9 nodes para as mesmas especificações.

Sua conclusão ao final dos testes é que GPUs mais rápidos são melhores para processamento de imagem, além disso, melhores placas de vídeo com maior memória RAM oferecerão um maior número de nodes reproduzidos em tempo real.

A DVPRO tem tido bastante sucesso com essas configurações e por isso acreditamos que essas configurações são satisfatórias para a maioria dos clientes que procuram uma máquina capaz de rodas o novo DaVinci Resolve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário