terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Saiba mais sobre os Blackmagic ATEM Switchers






Pergunta: Quantos modelos de ATEM Switcher existem?
Resposta: Existem 3 diferentes modelos de ATEM Switcher: Television Studio; 1 M/E Production Switcher; 2 M/E Production Switcher.


P: Quantas entradas o Television Studio oferece?
R: Seis entradas de vídeo (escolhidas entre 4 SDI e 4 HDMI disponíveis).




P: Quais são as diferenças entre os três modelos?
R: O Television Studio possui 6 entradas de vídeo; o 1 M/E Production Switcher possui 8 entradas de vídeo; o 2 M/E Production Switcher possui 16 entradas de vídeo. Enquanto o Television Studio não possui entradas de áudio/vídeo analógicas, os outros dois modelos possuem uma entrada e uma saída de vídeo e áudio analógicas. Ainda, o Television Studio inclui um encoder H.264 (para produção de vídeos para internet), enquanto os outros dois modelos precisam de um encoder separado (como o Blackmagic Design H.264 Pro Recorder) para gerar este tipo de arquivo. O 2 E/M Production Switcher possui um layer adicional de efeitos via tecnologia SuperSource capaz de oferecer até 4 efeitos de 2D do tipo Picture-in-Picture (PIP).


P: Quantas unidades de rack (RUs) cada produto ocupa?
R: Television Studio ocupa 1 RU; 1 M/E Production Switcher ocupe 2 RUs; 2 M/E Production Switcher ocupa 3 RUs.


P: Os ATEM switcher oferecem dispositivos de controle externo?
R: Os modelos 1M/E e 2M/E incluem controle RS-422 para controlar os dispositivos externamente.


P: Algum dos modelos permite live-streaming para internet em tempo real, assim como o NewTek Caster?
R: Como dito anteriormente, é possível criar arquivos H.264, mas é necessário adicionar um aparelho decodificador (como o Niagara) para conseguir fazer tais transmissões. Uma outra alternativa é conectar um cartão Blackmagic Design SDI em um computador que possua o software Telestream's Wirecaster e decodificar a saída do progarama a partir do ATEM switcher, permitindo a transmissão em tempo real para a internet.


P: Os produtos precisam de um painel de controle externo para serem operados?
R: Não. Os três modelos podem ser operados a partir de um computador com OS Windows ou Mac. Alternativamente, existem dois painéis de controle disponíveis: 1 M/E Broadcast Panel e 2 M/E Broadcast Panel.


P: Quais são os sistemas operações mínimos de um PC para rodar o software?
R: * Resolução mínima de 1440x900
* Microsoft Windows Vista com Service Pack 1
* Microsoft Windows Vista 64-bit com Service Pack 1
* Microsoft Windows 7 32-bit
* Microsoft Windows 7 64-bit
* Entrada USB 1 ou 2 disponível
* Entrada de Ethernet disponível


P: Quais são os sistemas operacionais mínimos de um MAC para rodar o software?
R: * Resolução mínima de 1440x900
* Mac OS X 10.6.4 Snow Leopard
* Mac OS X 10.5.8 Leopard
* Entrada USB 1 ou 2 disponível
* Entrada de Ethernet disponível


P: Os ATEM Switchers possuem porta USB 2.0 ou USB 3.0?
R: O Television Studio possui porta USB 2.0, enquanto os outros modelos possuem porta USB 3.0.


P: Qual a diferença entre as portas USB?
R: A porta USB 2.0 no Television Studio pode ser usada para capturar vídeos H.264 usando o software Blackmagic Media Express e transferir esse arquivo para um outro computador. A porta USB 3.0 no 1 M/E e 2 M/E permite que um computador com Mac ou Windows controle o ATEM Switcher; a porta também pode ser utilizada para capturar vídeos descompactados para um computador com Windows.
Se o computador hospedeiro possuir Windows e porta USB 3.0, é possível capturar vídeos descompactados diretamente do ATEM Television Studio da mesma forma como você varia com um DeckLink card. Alternativamente, pode-se usar o software Blackmagic Ultrascope para monitoramento do vídeo.


P: Como o Photoshop plug-in funciona com os ATEM Switchers?
R: Ele é utilizado para enviar imagens diretamente da interface do Photoshop para o ATEM media pool via Ethernet. Para instalar o plug-in, O Adobe Photoshop CS5 (ou posterior) deve ser instalado antes do software ATEM.


P: Qual é a funcionalidade da porta Ethernet nos ATEM Switchers?
R: Ela é usada para tranferir aqruivos de vídep, gráficos e títulos do PC para o ATEM Switcher para uso durante o live switching.


P: É possível conectar uma saída HDMI do computador a uma entrada do ATEM Switcher?
R: Sim. Simplesmente conecte o cabo, e o PC aparecerá como uma fonte de vídeo para live switch.


P: QUais resoluções do PC podem alimentar o ATEM Switcher via HDMI?
R: 720x480 59.94HZ; 720x576 50Hz; 1280x720 59.95Hz 50Hz; 1920x1080 59.4Hz 50Hz.


P: Como o ATEM 1 M/E funciona com áudio analógico?
R: O produto inclui um cabo breakout para áudio analógico que se conecta a sua saída. Seis conectores de áudio tipo XLR são  fornecidos. Dois desses conectores são para entradas de áudio análogico (direito e esquerdo), e dois para suas saídas. Os dois conectores finais são para entrada e saída de time code.
O áudio recebido via XLR é enviado, também, via XLR, ao mesmo tempo que é incorporado aos conectores HD e SD SDI.


P: O ATEM 1 M/E Production Switcher trabalha com vídeo standart definition
R: Sim; a atualização do software para 2.0 permite essa funcionalidade.


P: Como é o fluxo de trabalho utilizando um computador um ATEM Switcher?
R: Utilizando apenas um computador é possível fazer live swith entre todas as fontes de vídeo selecionadas, reproduzir títulos e clipes de vídeo, etc. É possível selecionar quais gráficos, arquivos ou vídeos do Media Player serão usados no live switching. Mas eles devem ser pré carregados, de forma contrária, para fazer o carregamento de um novo arquivo, é preciso sair do modo Switch para o modo Media, fazer o carregamento e voltar para o modo Switch, fazendo com que - enquanto no modo Media - o modo Switch fique inoperante. Para evitar esse tipo de situação, é ideal o uso de dois computadors (ambos com o software ATEM instalado): um para carregamento de media e outro para o controle switch.


Em novembro de 2012 a Blackmagic lançou o update 3.4 para o software dos produtos ATEM Switcher. Ele inclui: suporte para 16:9 Anamorphic Multi-View e Audio Mixer MIDI Control Surface Support.

O 16:9 Anamorphic Multi-View permite que os 8 formatos suportados pela ATEM sejam exibidos em sua proporção corresta no Multi View.

O Audio Mixer Control Surface Support permite que os usuários façam mixagem de áudio numa terceira plataforma (como o Behringer BCF2000 ou o Mackie Control Universal Pro).

Houve também uma atualização no Media Pool, que indica quando um gráfico está em uso na visualização ou na saída do programa ATEM. Esse recurso ajuda a evitar erros inadveretidos durante a manipulação do Media Pool.


5 comentários:

  1. Boa Tarde. Estou muito interessado nesse equipamento para realizar streming ao vivo. Gostaria de saber se o "Flash media encoder da ADOBE" e o software wirecast 4.0 reconhece como fonte de video e áudio o sinal que é transmitido pelo ATEM através do cabo ethernet para o PC para realizar o encoder?

    ResponderExcluir
  2. também comprei uma televison studio atem...porem não estou conseguindo configurar as entradas de vídeo??principalmente as sd... não abre a janela para essa configuração..nao sei como fazer isso??? outra pergunta como usar entradas e saídas de áudio nela???para vídeo streaming???

    ResponderExcluir
  3. Não estou conseguindo acertar para enviar imagens do pc para a entrada hdmi do atem television. Alguem pode me dar uma dica?

    ResponderExcluir
  4. primeiro confirme que ao conectar uma camera aparece imagem na tela do preview. segundo, conecte o Hdmi do pc ao Atem; No Pc, altere a configuração do video, extendendo a mesma ou reproduzindo apenas no segundo monitor. resolvido.

    ResponderExcluir
  5. Recomendo estes switchers. Fica bem simples montar um setup touch com o Android, usando a app atem_mvt multiview touch, disponível na Google Play Store.

    ResponderExcluir